Eu sou doutorando em História Digital pela Clemson University e atuo como pesquisador e gerente de dados do projeto de mapeamento de dados históricos Mapping the Gay Guides. Minha pesquisa investiga questões de produção e dinâmicas de espaço, lugar, identidade cultural e estudos de memória. Enquanto latino-americano e brasileiro, procuro entender a história dos Estados Unidos por meio de uma perspectiva transnacional e decolonial.
Um pouco mais sobre a minha trajetória
Sou mestre em História Pública e Preservação Histórica pela Colorado State University e bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Minha dissertação de mestrado intitulada “Passados inventados, futuros imaginados: feiras mundiais, cidades e narrativas da nacionalidade brasileira no ambiente construído, 1893-1976” (em tradução livre) tratou do amadurecimento da nacionalidade moderna do Brasil no final do século XIX e século XX, examinando as narrativas espaciais de exposições universais como microcosmos de modernidade e ideologias de identidade nacional.
Ainda no Brasil, acumulei ampla experiência em diferentes áreas da profissão histórica, incluindo interpretação museológica, curadoria, pesquisa arquivística e ensino. Antes de vir para a Clemson University, estagiei como técnico de arquivo e assistente de pesquisa no Public & Environmental History Center, em colaboração com o National Wildlife Research Center do USDA. Também fui estagiário de GIS no Geospatial Centroid em Fort Collins, no Colorado, onde trabalhei em parceria com o Departamento de Recursos Naturais do Condado de Larimer.
Como parte da grupo inaugural de doutorandos do Programa de Doutorado em História Digital da Clemson University, venho aprendendo a utilizar metodologias de humanidades digitais e sistemas de informação geográfica para expandir a minha pesquisa sobre as interseções entre espaço e tempo em paisagens urbanas e culturais.